Gest�o do transporte de cargas indivis�veis

Gestão do transporte
de Cargas Especiais

Aspectos Gerais
Requerendo a AET
Taxas e Tarifas
Planejando a operação

Welcome to Adobe GoLive 5

LEGISLAÇÃO
Portarias SUP/DER-14 de 04/04/03
Acolhe o relatório técnico elaborado pela FIPAI que fixa em 65 t o PBT máximo para Rodotrens no estado de SP

Portarias 54/55/56 do Denatran
Anulam as Portarias que concederam Autorização Especial de Trânsito, em caráter experimental, às empresas Michelon, Pierino Gotti e Noma

:: Decisão Normativa nº 32
Estabelece procedimentos para a Emissão e fiscalização de Autorização Especial de Trânsito (AET), para Combinações de Veículos de Cargas - CVCs, que necessitam trafegar em rodovias sob Jurisdição do DAER.

Portaria 87/2002 do DER/SP
Acolhe estudo técnico preliminar da FIPAI e com base neste autoriza por 60 dias CVCs do tipo rodotrem a circularem com PBT máximo de 65 toneladas.

:: Portaria 60/2002 do DER/SP
Prorroga prazos previstos na Portaria SUP/DER-036-12/04/2002, alterada pela Portaria SUP/DER-045-24/06/2002, nas condições que especifica.(3.3)

::

Portaria 51/2002 do DER/SP
Prorroga prazos previstos na Portaria SUP/DER-036-12/04/2002, alterada pela Portaria SUP/DER-045-24/06/2002, nas condições que especifica.(3.3)

:: 

Portaria 45/2002 do DER/SP
Altera redação do Capítulo III da Norma para o Trânsito de Combinação de Veículos de Carga - CVC’s - nas Rodovias sob Jurisdição do DER, aprovada pela Portaria SUP/DER-036-12/04/2002

::

Portaria 36/2002 do DER/SP
Estabelece as Normas para circulação de bitrens no estado de SP

:: 

Portaria 14/2002 do DER/SP
Fixa nova tarifa para AET de Bitrem no estado de SP

:: 

Portaria 19/2002 do DENATRAN
Suspende as concessões da Autorização Especiais de Trânsito - AET's para novas Combinações de Veículos de Carga - CVC, de nove eixos, com comprimento inferior a 24m

Parecer da FIPAI
CVC's com 74 toneladas e 19,80m podem ser prejudiciais para as obras com TB-24 (norma antiga) e TB-30 (norma atual)

::

Carta n.º 316/02 do diretor de operações da Ecovias dos Imigrantes
Estabelece restrições à circulação de CVC's no SAI

::

Resoluções 603/82

:: 

Resolução 777/93

::

Resolução 12/98

::

Resolução 68/98

::

Resolução 76/98

::

Resolução 104

::

Resolução 105

:: Resolução 114
:: Portarias 171/99
:: Portarias 175/99
::

Portaria 12/02

USUÁRIO: SENHA:


GUIA DO BITREM

Requisitos para certificação da combinação

Atendimento aos pesos e dimensões máximas permitidas, conforme Resoluções 12/98 e 68/98 do CONTRAN

PBTC: até 74,00t

Peso por eixo ou conjunto de eixos: Resolução nº 12

Comprimento: até 30,00m

Largura: 2,60m

Compatibilização da Capacidade Máxima de Tração - CMT da unidade tratora, determinada pelo fabricante, com o Peso Bruto Total Combinado - PBTC;

Combinações de Veículos de Carga - CVC equipadas com sistemas de freios conjugados entre si e com a unidade tratora, atendendo o disposto na Resolução Nº 777/93 - CONTRAN;

Acoplamento dos veículos rebocados do tipo automático conforme NBR 11410/11411, reforçados com correntes ou cabos de aço de segurança;

Acoplamento dos veículos articulados com pino-rei e quinta roda, conforme NBR 5548;

Sinalização especial para Combinações com comprimento superior a 19,80 m com provisão de lanternas laterais, colocadas em intervalos regulares de no máximo 3,00 m (três metros) entre si, que permitam a sinalização do comprimento total do conjunto;

Sinalização com placas traseiras, conforme anexo III da Resolução 76/98 do Contran

Condições de tráfego favoráveis nas vias públicas a serem utilizadas;

Capacidade da unidade tratora de vencer aclives de 6%, com coeficiente de atrito pneu/solo de 0,45 , uma resistência ao rolamento de 11 kgf/t e um rendimento de sua transmissão de 90%;

Nas Combinações com Peso Bruto Total Combinado - PBTC de no máximo 57 t o cavalo mecânico poderá ser de tração simples e equipado com 3º eixo;

Percurso definido na AET para as Combinações de Veículos de Carga - CVC com Peso Bruto Total Combinado - PBTC superior a 57t e até 74t;

Faixa adicional, a critério do Órgão Executivo Rodoviário responsável pela concessão da AET nas vias de duplo sentido de direção, para veículos lentos nos segmentos em rampa com aclive e comprimento superior a 5% e 500 m, respectivamente;

Welcome to Adobe GoLive 5

Saiba Mais...

Fatores que induziram ao uso das CVC´s?

Quais as vantagens das CVC's sobre as carretas tradicionais?

Que tipos de combinações estão autorizadas?

Que combinações são mais apropriadas para nossas rodovias?

Quais os principais tipos de acoplamento para bitrem?

Tendências para o bitrem

Quais os requisitos para certificação da CVC?

Requerimento de Autorização Especial de Trânsito?

Quais as restrições à circulação no Estado de São Paulo?

Quais os horários permitidos para a circulação?

Onde requerer AET para bi-trens e rodotrens?

Tipos de acoplamento

Cálculo de Sobrelarguras de Veículos Combinados Típicos pela Fórmula da SAE/WHI

Quantos Bitrens há em Circulação no Brasil?

Qual a Participação de Mercado do Bitrem sobre as Outras Composições?

Qual a Participação de Bitrem no Segmento de Combustíveis?

Qual a Participação de Bitrem no Segmento de Granéis?

Copyright © 2000 Guia do Transportador Rodoviário de Cargas. Todos os direitos reservados.
Tel: (11) 69556815 - Email: [email protected]
Alameda Lorena - CEP: 01402-002 - São Paulo - SP