Frete Peso

Valor expresso em R$/Kg ou R$/conhecimento, variável com o peso da carga e a distância percorrida. Destina-se a remunerar os custos de transferência (operação rodoviária) bem como as Despesas Administrativas e de Terminais (DAT). O frete peso é normalmente calculado para densidade de 300 Kg/m3

Cálculo do frete-peso

Componentes da tarifa de frete-peso

O frete-peso, segundo o Manual de Cálculo de Custos e Formação de Preços do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC, é calculado segundo a fórmula abaixo e composto por:

A => Custo do veículo parado para carga e descarga (R$/t)
B => Custos de Transferência (t.km);
DI => Despesas indiretas (R$/t);

Fórmulas de Cálculo Utilizadas

Leia aqui artigo sobre o tema de Neuto Gonçalves

Sendo:
F = Frete peso (R$/tonelada)
A = Custo do tempo de espera durante a carga e descarga
B = Despesas Operacionais de Transferência
p =
Distância da viagem (percurso), em km
DI = Despesas indiretas (R$/tonelada)
L = Taxa de lucro (%)
Nota:
Esta fórmula leva em conta que o veículo de transferência trafega sempre carregado, tanto na viagem de ida quanto na viagem de volta. Para considerar o impacto do retorno vazio sobre o frete, clique aqui.

CÁLCULO DO CUSTO DA HORA PARADA

Sendo:
A = custo do tempo de espera durante a carga e descarga (horas)
CF = Custo fixo (R$/mês)
Tcd = tempo de carga e descarga (horas)
H = Nº de horas trabalhadas por mês
CAP = Capacidade utilizada do veículo (toneladas)

Nota: confira aqui

CUSTO DE TRANSFERÊNCIA (T.KM)

Sendo:

CF = Custo fixo (R$/mês)
H = Nº de horas trabalhadas por mês
cv = custo variável do veículo por km
V = Velocidade
CAP = Capacidade utilizada do veículo (toneladas)

DESPESAS INDIRETAS


A simples divisão das despesas indiretas (DI) mensais pela tonelagem expedida fornece a despesa indireta média por tonelada. Esta média deve ser ajustada ao tipo de serviço, por meio do coeficiente de uso de terminais, de valor médio igual a 1, que será tanto maior quando mais fracionada for a carga e quanto maior o percurso.

De forma prática a FIPE sugere a aplicação do valor de R$ 108,25 por tonelada expedida para cobrir as despesas administrativas e de terminais. O valor real deve ser obtido através do rateio dessas despesas (vide ao lado) pela tonelagem média transportada pela empresa







Sendo:
DI = Despesas indiretas (R$/tonelada)
T.EXP = Tonelagem expedida por mês (t/mês)
C = Coeficiente de uso de terminais

CÁLCULO DO NÚMERO DE VIAGENS


Sendo:

n = número de viagens/mês
H = horas disponíveis por mês
p = percurso (km)
V = velocidade média, já computadas as paradas (km/h)
Tcd = Tempo de carga e descarga

Fórmulas de Apuração dos Custos Fixos e Variáveis

  1. Confira aqui como é a apuração de custos fixos e variáveis segundo a metodologia adotada pela Seção de Economia e Transporte do Guia do Transportador para cálculo de Custos Operacionais Fixos e Variáveis.

  2. Veja como é a apuração dos custos fixos e variáveis segundo o Manual de Cálculo de Custos e Formação de Preços do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC

    Capacidade de carga dos principais veículos de transporte

    Furgão 1.000 Kg
    Veículo Leve até 3.500 Kg
    Veículo Médio (toco) 6.000 Kg
    Veículo Médio (truck) 14.000 Kg
    Carreta 5 eixos 27.000 Kg
    Carreta 6 eixos 32.000 Kg
    Vanderléia 36.500 Kg
    Bitrem 38.500 Kg
    Rodotrem 49.000 Kg
    Bitrenzão 51.000 Kg





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